A avaliação social, para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) no INSS será efetuada também por meio remoto em todo o país.
Conforme a Portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 08/02/22, as análises dos pedidos serão feitas de forma remota por assistentes sociais ou analistas do INSS competentes para o serviço social. O INSS tenta assim reduzir a fila de espera dos benefícios.
Segundo o INSS em novembro de 2021, 759.416 pessoas esperavam na fila uma resposta
De acordo com o INSS, o serviço poderá ser requerido pelos canais do Meu INSS e pelo telefone 135.
O cidadão vai poder escolher a forma de atendimento presencial ou remota. A avaliação virtual, será permitida apenas para os pedidos iniciais de benefícios e não poderá ser utilizado em casos de revisão ou recurso.
A avaliação social remota será realizada nas dependências do INSS ou de entidades parceiras, cabendo ao cidadão comparecer ao endereço indicado, no dia e hora do agendamento para o atendimento
O requerente deverá estar obrigatoriamente nas dependências do INSS ou da entidade parceira.
No dia e no horário agendado, o pessoal de apoio levará o requerente à sala de atendimento — após sua senha ser chamada —, aguardar a entrada virtual do servidor responsável pela avaliação e confirmar a identificação do requerente que deverá apresentar um documento válido.
Não será permitida a presença de terceiros durante a análise remota, para resguardar a privacidade e o sigilo das informações. Somente será permitida a presença de acompanhantes nos casos excepcionais previstos em lei.
No caso de necessidade de anexar outros documentos agente público deverá solicitar a manifestação do cidadão, por meio do Termo de Consentimento preenchido e documentos apresentados serem digitalizados e enviados ao profissional do Serviço Social via e-mail institucional.
Caso ficou alguma dúvida procure o INSS pelo número 135 ou um profissional especializado de sua confiança.
Até a próxima.